Home » Bootcamp de programação » Testes de software e documentação: pilares para garantir qualidade e eficiência no desenvolvimento de software

Testes de software e documentação: pilares para garantir qualidade e eficiência no desenvolvimento de software

Para que o teste seja feito com sucesso, o resultado deve sair como esperado pelo usuário. Por exemplo, imagine que o cliente deve utilizar o seu RG e data de nascimento para acessar o portal do convênio médico. Dessa maneira, o produto final só é entregue ao cliente quando os requisitos de segurança são devidamente preenchidos, garantindo à empresa que suas informações ficarão protegidas contra invasão cibernética. A partir do momento em que se planeja construir um software para o cliente, é necessário que o produto final apresente certa estabilidade, condizente com a carga de trabalho a ser suportada diariamente. O ideal, evidentemente, é que o software não sofra perda de performance depois de determinado tempo de uso. O teste manual costuma ter baixo valor de investimento e também permite que a pessoa que os realiza experimente condições semelhantes às do ambiente de produção, já que pode definir os parâmetros do teste manualmente.

Abrange desde a prestação de serviços de testes de softwares para programas gerenciais até aplicativos de smartphones voltados para o público. E a expectativa é de que ele fique cada vez maior, à medida em que clientes de desenvolvedoras de softwares passam a solicitar a avaliação desse profissional nos programas encomendados. Para que esses testes possam ser realizados de modo mais rápido e com maior abrangência, existem ferramentas que automatizam alguns deles ou auxiliam na execução de outros. O teste de software geralmente é a última etapa na construção de um programa, visando checar o seu nível de qualidade. Os defeitos que um teste busca identificar incluem erro de compatibilidade, de algum algoritmo, de requisitos que não podem ser complementados, limitação de hardware etc. Tão importante quanto testar que os usuários conseguem usar o aplicativo (conseguem entrar e salvar um objeto), é testar se seu sistema não quebra quando dados ruins ou ações inesperadas são executadas.

Vantagens do Teste de Usabilidade

Em compensação, testes manuais são mais lentos e como dependem totalmente da interação humana, sempre existe uma alta possibilidade de um problema passar despercebido por quem testa. Como o próprio nome sugere, esses testes buscam verificar o comportamento do sistema como um todo, https://www.folhadoprogresso.com.br/porta-de-entrada-de-ti-curso-de-teste-de-software-desenvolve-habilidades-para-enfrentar-os-desafios-do-mercado/ “de uma ponta à outra”. O primeiro passo para automatizar testes é escrevê-los de modo programático e utilizar uma estrutura adequada ao seu aplicativo. PHPUnit, Mocha e RSpec são alguns exemplos de estruturas de teste que poderão ser usados para PHP, Ruby e Javascript.

  • Neste teste, o site é testado em várias combinações de hardware e software para validar se o mesmo funciona da maneira desejada.
  • Por ser um processo repetitivo e que demanda atenção, é recomendado que a empresa busque a automatização para entregar um trabalho de melhor qualidade.
  • O teste de software geralmente é a última etapa na construção de um programa, visando checar o seu nível de qualidade.
  • E a correção de possíveis erros e bugs não está relacionada apenas a erros de funcionalidade.

Quando você entrega para o cliente sem a realização do teste, esses erros só serão percebidos quando ele precisar de determinada funcionalidade, podendo demorar semanas e meses para que ele entre em contato com você novamente. Ao final do trabalho, a equipe de TI pode entregar o software ao cliente, mas, quando ele começa a utilizá-lo, percebe uma grande quantidade de erros e problemas. Além de atrasos, o cliente pode ficar insatisfeito com o trabalho realizado e, inclusive, manchar a reputação da sua empresa no mercado. O teste de software é uma forma de identificar e solucionar os erros de um sistema antes que ela chegue até o cliente.

Usabilidade

Já os testes automatizados nos trazem a praticidade de ter scripts, ferramentas como os mocks, citados neste artigo e técnicas que agilizam o processo. Eles nos ajudam a descobrir rapidamente se o sistema está com o desempenho esperado, e por serem automatizados, podem ser executados sem a necessidade de uma pessoa em todas as etapas de testes. Os tipos de testes de softwares automatizados são como componentes fundamentais de integração e entrega contínua de uma empresa. Essa prática é uma parte fundamental do planejamento e execução de testes de software eficazes. A modelagem de testes ajuda a definir o escopo dos testes, identificar casos de teste relevantes e garantir que todos os cenários críticos sejam abordados durante o processo de teste. Matriz de rastreabilidade é uma ferramenta de gerenciamento que ajuda a acompanhar a relação entre diferentes elementos do processo de teste de software.

tipos de testes de software

LoadView é rápido para começar, e seus relatórios de desempenho são fáceis de entender com insights acionáveis. Isso é necessário para que falhas sejam detectadas curso de teste de software antes que o software seja colocado no mercado. Esse, provavelmente, deve ter passado pelo processo de desenvolvimento com essas imperfeições.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>