Home » Bootcamp de programação » Testes Unitários: o que são, quais os tipos e vantagens

Testes Unitários: o que são, quais os tipos e vantagens

Esses testes podem ser inseridos como parte da documentação, sendo possível identificar qual o fluxo funcional e sua lógica de programação. Além disso, uma boa documentação pode servir de auxílio para novos usuários do sistema, funcionando como um guia para garantir que as pessoas que façam https://nerdizmo.uai.com.br/futuro-do-desenvolvimento-web-principais-tendencias/ uso, tenham acesso e conhecimento das funcionalidades possíveis. Um teste unitário não deve demorar mais do que o tempo de criar o componente que será testado. Empregar testes automatizados em uma estratégia é uma boa abordagem, pois representa redução de custos com esforço manual.

Eles vêem o software de uma perspectiva diferente e asseguram o seu correcto funcionamento dentro do sistema maior. Um exemplo clássico é a verificação de diversas estruturas condicionais para entender qual o percurso realizado pelo sistema de acordo com a entrada fornecida. Dessa forma, profissionais que pensam “fora da caixa” são ideais para esse cargo visto que eles são treinados para identificar questões específicas e simular um ambiente real da experiência do usuário. Com isso, o sistema pode ser entregue ao cliente com boa qualidade e funcionando da maneira que se era esperada inicialmente. Nas testagens unitárias, como falamos, o código só é escrito uma vez e é usado sempre que for necessário rastrear bugs, independentemente de alterações que ocorrerem.

Testes Unitários como Documentação

Ao desenvolver o código com Singleton, Factory, Template Method, Bridge, Strategy e outros, estão na verdade em busca de segurança, porém indo contra todos os princípios das metodologias ágeis. Mais para frente, falaremos de forma mais detalhada quais são os principais benefícios da adoção do TDD em sua empresa, comparando com os principais motivos que levam curso de desenvolvimento web a alguns desenvolvedores a ficarem reticentes quanto a essa nova tecnologia. A transformação digital aumentou consideravelmente a demanda por softwares dos mais diversos tipos. Aliado às tecnologias cada vez mais robustas, esse aumento exige estratégias tanto para otimizar o desenvolvimento quanto para garantir softwares funcionais e com poucos problemas.

o que é teste unitario

Neste artigo, exploraremos em detalhes o que são testes unitários, seus benefícios e como implementá-los em projetos de software. Veremos boas práticas, ferramentas populares e a importância dos testes unitários para a qualidade do código. Para executar testes unitários, os desenvolvedores escrevem uma seção de código para testar uma função específica em um aplicativo de software. Os desenvolvedores também podem isolar esta função para testar com mais rigor, o que revela dependências desnecessárias entre a função que está sendo testada e outras unidades para que as dependências possam ser eliminadas.

Você pode escrever teste unitário sem alterar o código em teste

Mocks são a evolução dos stubs, pois não substituem um único método, mas sim uma classe toda, mas somente implementa o método escolhido. Ou então ser mais rebuscado, implementando não só o comportamento mas também sobrescrevendo totalmente um método conhecido e, ainda, implementando um spy. Estamos usando um pacote de logs chamado knoblr, por ser mais simples e atender totalmente o que eu preciso nessa aplicação (que é apenas mostrar um log colorido e detalhado na tela). Como esta é uma biblioteca minha, eu sei que, por baixo dos panos, o knoblr usa o console.log para printar as mensagens, mas se você estiver usando outro pacote como o Winston.js, provavelmente ele também usa algo do tipo. Perceba que este teste não tem nenhuma dependência externa, todas as dependências são criadas por nós ou então são configurações de ambiente. O objetivo é limitar a quantidade de tempo gasto na depuração quando o teste falhar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>